Facebook GxpTwitter GxpFeeds GxpGuaxupé, 01 de Agosto de 2014

Vereador em Guaxupé poderá não ter mais salário

DSC03029.jpg

Quantos candidatos a vereador hoje em Guaxupé topariam exercer seu mandato sem ganhar nada?

 

Deu em boa parte da mídia nacional na semana passada, e na mídia guaxupeana quem alertou foi o Jornal da Região: os próximos 13 vereadores que serão eleitos em Guaxupé “correm o risco” de exercer os quatro anos de mandato sem receber um centavo de remuneração.  

 

E essa pode ser a realidade da grande maioria dos parlamentares dos Legislativos municipais caso o Congresso Nacional aprove a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o pagamento de salário na maioria das câmaras.

 

De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), a PEC 35/2012 quer acabar com a remuneração dos vereadores nas cidades com até 50 mil habitantes, o que representa 89,41% dos municípios brasileiros. Em Minas Gerais, a aprovação dessa proposta pode acabar com o salário dos vereadores em cerca de 787 dos 853 municípios do Estado, que representa 92,3% do total. Guaxupé tem, oficialmente, 49.991 habitantes.

 

Vale lembrar que entre 1965 e 1975 só recebiam pagamentos os vereadores das capitais e das cidades com mais de 200 mil habitantes. A partir de 1975, todas as câmaras passaram a pagar os parlamentares.

 

Para o autor da emenda, não faz sentido localidades pequenas, com pouca arrecadação, terem de desembolsar quantias elevadas para bancar Legislativos municipais que se reúnem, na maioria das vezes, uma ou duas vezes por mês. “Sem remuneração, os vereadores vão ser pessoas comprometidas com a ética, o interesse público e o desenvolvimento da sua cidade”, acredita ele.

 

A proposta já conta com a oposição radical das entidades ligadas aos vereadores. A Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam) mobiliza seus associados contra a aprovação. O presidente da Associação, Rogério Rodrigues, classificou a proposta como “demagógica”, “despropositada” e “sem fundamento legal”. E acusou: “Esse senhor não conhece a importância do trabalho de um vereador, que é a base da política no Brasil. O vereador é quem pega no chifre do boi nas cidades pequenas para ajudar a resolver os problemas da população”, afirmou.

 

Mas o senador Cyro Miranda não esmorece: “Sei que essa é uma medida antipática no meio político, mas conto com o apoio da população para pressionar os parlamentares para que ela seja aprovada”, defende.

 

As informações são do jornal Estado de Minas

 

OLHAR GXP

E você, o que pensa disso? Quantos candidatos a vereador hoje em Guaxupé topariam exercer o cargo sem receber um centavo sequer? (Saiba quem são eles).

 

A proposta do senador Cyro Miranda está correta? Vereadores de cidades do tamanho de Guaxupé não devem ser remunerados? Participe! Responda a enquete na home-page do Gxp.

Comentários

  1. jose clemente28/08/2012 20:36

    gostaria de saber quantas pessoas se habitaria a ser candidato em guaxupé e região e se os proprios vereadores se canditariam ou iriam arrumar um outro emprego; poderia fazer uma enquete para ver os resultados.

  2. Caso essa lei seja aprovada, o que eu não acredito que NÃO aconteça, teremos várias desistências de candidaturas, pois a maioria pensa somente no salário. Mas vamos torcer para que essa lei seja aprovada, pois assim teremos somente pessoas interessadas em fazer algo em pról da cidade. Ou será que vão dar o famoso “jeitinho” para levar algum dinheiro? Não sei, dessa turma não duvido de mais nada. Mas a hora é agora, é bom pensar bem em quem votar, porque depois são mais quatro anos e não adianta ficar reclamando. O voto é sua única arma, saiba usá-la.

  3. Jônatas Moraes28/08/2012 22:54

    Boa Noite!

    Otima Idéia!

    Porém Teria que reverter todo esse dinheiro que os vereadores deixariam de receber,para hospitais,segurança e Educação.

    Pois Voltar para os Cofres Públicas,para corrupção Ajuda em nada.

    Em relação a quantos candidatos topariam?

    1 eu tenho certeza que é o meu pai.Cidadão De muito caracter!

  4. Seria um milagre se alguns dos candidatos topassem isso. Afinal deve ser muito trabalhoso ir a camara 2 ou 3 vezer por mês.
    A camara municipal virou plano de carreira.
    Vamos dar um basta, com ou sem salário, vamos trocar, votar com conciência, fazer uma LIMPEZA GERAL.

  5. “Sem remuneração, os vereadores vão ser pessoas comprometidas com a ética, o interesse público e o desenvolvimento da sua cidade.”
    Senador Cyro Miranda

  6. Aí sim veríamos quem tem boa intenção e quer trabalhar pela cidade…Será que teria essa briga política?

  7. andré da auto escola29/08/2012 07:47

    realmente o salario do vereador é muito alto em Guaxupé, uma vez que grande parte dos vereadores possuem outro emprego e tem a vereança como bico. por outro lado como uma cidade que vai ter aproximadamente 32.000 eleitores tem apenas 50.000 habitantes.

  8. Isso seria muito bom se isso não fosse no Brasil, pois a ficha limpa foi aprovada e tem candidatos ficha suja se candidatando aqui em Guaxupé. Agora, se isso pegar mesmo, quero ver esses vereadores de 2, 3 até 4 mandatos, se candidatarem de novo, vão ter que montar padaria, rádio, novas oficinas mecânicas pois vai faltar lugar para eles “trabalharem” de verdade. Depois tem outra, faltam apenas 9 habitantes para chegar nos 50 mil, talvez algu-úns deles vão adotar ou trazer mais gente para Guaxupé.

  9. ATÉ QUE ENFIM VAMOS VER QUEM REALMENTE SÃO OS BONS DE CORAÇÃO RSRSRSRSRS TA NA HORA DE ARRUMAREM EMPREGO E SE QUALIFICAREM PARA CUIDAR DA CIDADE TEM GENTE QUE NÃO SABE NEM LER DIREITO E QUER SER VEREADOR!!!!!!!!

  10. lauro dos reis29/08/2012 09:54

    nunca vi falar nesse senador goiano mais acaba de ganhar um admirador e quem sabe um eleitor.

  11. Aparecido José dos Campos29/08/2012 10:09

    Ótima iniciativa.
    Tenho certeza que o nível da câmara iria melhorar muito até porque no passado era assim e tivemos grandes nomes na vereança.
    Isto é uma maneira de melhorar o nível que precisa ser mais politizado e menos pessoal.
    Espero que isto ocorra.

  12. Vou candidatar a vereador em GUAXUPÉ nas próximas eleiçoes. Isso me faz pensar na herança de minha familia materna. Pessoas honestas, trabalhadoras e preocupadas com o futuro verdadeiro. Parabens ao senador CYRO MIRANDA -GO. Agora todos nós temos que abraçar essa ideia e por em prática.

  13. Sugiro aos futuros vereadores de Guaxupé que antecipem a aprovação dessa lei no senado, e renunciem os seus proventos em favor da Santa Casa ou de outra entidade filantrópica. Os atuais candidatos podem fazer tal renuncia em seus programas políticos. Será que veremos alguem fazer isso???????

  14. Boa ideia Wanderley! Vamos esperar para ver.Mas acho muito difícil que isso aconteça. Ou melhor podem até prometer, mas cumprir…….. Será que ainda podemos dar crédito? Talvez seja a chance de muitos honestos, que querem realmente ajudar o município. Porque sem salários acredito que muitos abriram mão de suas candidaturas.

  15. Eu como candidato a vereador de Guaxupé-MG, aprovo totalmente essa lei. Isso é o que eu sempre pretendi, ai sim, vão aparecer pessoas de bom coração para governar nossa cidade. CAMPANHA SALÁRIO ZERO.

  16. Solismar ! Tenha santa paciencia vai !! Vai fazer campanha pra lá ! kkkkkkkkk fala isso agora pq sabe q nao vai ser aprovada né ! queria ver se fosse assim desde o inicio ! será q seria candidato ?

  17. Ótima campanha Solismar! Então você pode começar dando o exemplo e registrando em cartório declaração que se eleito, doará seu salário para entidades carentes de sua escolha. Que tal o desafio? Se topar, a campanha deve ter como segunda ação os candidatos do seu partido/coligação fazerem o mesmo. Senão, não é campanha, é propaganda.

  18. O caro eleitor, eu venho sempre defende isso. Defendendo que o vereador tenha metas, e se dependesse do meu voto, vereador teria no máximo 2 mandatos e cortaria ou reduziria os salários. Isso é o justo e o correto!! Vamos esperar agora, para ver o que eles decidem!

  19. Aparecido José dos Campos29/08/2012 19:08

    é fácil acertar isto ELEITOR, é só ele registrar em cartorio agora que vai abrir mão do salario.

  20. solismar, então vá até o cartório eleitoral mais próximo, e registre esta sua louvável vontade em não perceber remuneração em razão de seu possível cargo de vereador…ok?

  21. ah sim, solismar, só mais uma coisinha: se tiver a hombridade em registrar o que afirmou acima, meu voto e de toda a minha família, já é seu…pode ter certeza disso.
    abraços.

  22. Vamos lá candidatos honestos, façam isso o mais rápido possível, registrem em cartório que não vão receber os salários ou qualquer beneficio que seja. Solismar pode puxar a fila, vamos ver.

  23. …e o ministro do supremo tribunal federal, nesta 4ª feira, fez duras críticas a corruptos e corruptores…VEJA:

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,celso-de-mello-faz-criticas-a-corruptos-e-corruptores,923310,0.htm

    viva a justiça!!!

  24. Prof Antonio Carlos - Alemão30/08/2012 05:32

    Nobres colegas Guaxupeanos.
    Concordo, em parte com o amigo André da autoescola, pessoa de bem, com quem trabalho e a quem desejo sucesso e sorte. Considerando a manchete do site, creio ser prudente esclarecer que a palavra CANDIDATO deriva de CÂNDIDO cujo significado é LIMPO, TRANSPARENTE. Creio que poucos se enquadram nesse aspecto. Na antiguidade, tais cargos, eram voluntários e sem remuneração, talvez, se não hovesse ganhos, só teríamos pessoas engajadas, de fato, em prol da comunidade. Embora eu seja candidato, ostento meu slogan: TROQUE 10 CADEIRAS VELHAS POR 13 NOVAS, POIS SÓ ESCREVEREMOS UMA NOVA HISTÓRIA, SE TIVERMOS NOVOS PERSONAGENS E NOVAS IDEIAS.” Mesmo que eu não seja eleito, terei muita felicidade se nossa gente fizer bom uso do voto, e eleger pessoas decentes, as quais acredito que se tiverem oportunidade, farão diferença tão necessária ao nosso povo, ao nosso amanhã.
    Um forte abraço a todos.

  25. Prof Antonio Carlos - Alemão30/08/2012 05:41

    cOMPLEMENTANDO, ASSIM COMO O AMIGO aNDRÉ, TENHO EMPREGOS DOS QUAIS TIRO O MEU SUSTENTO FAMILIAR, NÃO ESTOU, E SEI QUE ASSIM COMO O aNDRÉ, BUSCANDO NO CARGO ELETIVO, UMA FONTE DE RENDA, ATÉ 2011 EU POSUIA 5 EMPREGOS, DEVIDO AÀ FALTA DE TEMPO, ATUALMENTE TENHO 3, SE ELEITO, TEREI DE DEIXAR UM DELES, PARA CUMPRIR HORÁRIO A SERVIÇO DA SOCIEDADE, E FINANCEIRAMENTE FALANDO, NÃO ESTARIA FAZENDO VANTAGEM, MINHA CANDIDATURA SE RESUME NO SINCERO E REAL DESEJO DE MUDANÇAS, DE FAZER DIFERENÇA EM NOSSA HISTÓRIA.
    ABRAÇOS.

  26. como será bom,….. será que muitos que andam brigando por votos, que falam oi em época de eleição vão continuar com essa ganancia toda? Nunca olhou para a vizinha, mas agora é amiga….será que vai querer continuar esquentando cadeira…. como fazem?Vão roubar o que e aumentar qual salário? Será que agora sobra dinheiro para a saúde e para a educação? Vamos mais uma vez pagar para ver.

  27. Esse site poderia fazer uma enquete ou entrevista com os candidatos a eleição ou reeleição o que acham dessa lei, porque sobre a opinião da população todos sabemos a resposta. Vale a pena tentar.

  28. Meu DEUSSSSSSSSSSSS. Quantas abobrinhas. Acho que estou com um sono muito pesado ou é pesadelo mesmo. Nao se ganha fama e muito menos votos desta forma moçada. Mas… acredito que ainda tem babacas que acreditam em PAPAI NOEL-FANTASMINHA-CASA DE DOCE-TARTARUGA TOUCHE-O MUNDO DOS GIGANTES- LOST IN THE SPACE- e outros… Tenha a santa paciencia.

  29. Adilson Galdino30/08/2012 20:09

    Seria muito bom se aprovado!! Deviamos nos unir e pressionar nossos deputados federais á aprovarem tal projeto pois numa cidade pequena não tem nenhuma necessidade de tantos vereadores sem fazer nada e ganhando um bom salário pagos com nossos recursos que poderiam serem usados em outras benfeitorias. Deviam sim fazer uma reunião semanal para estarem sempre vigiando e cobrando dos prefeitos as realizações ou e toda prestação de contas.

  30. Despesas da câmara municipal de Guaxupé:
    Sálario dos veradores 2012: R$ 42.080,40 por mês

    Despesa média mensal com todos funcionários da câmara (incluindo obrigações trabalhistas): R$ 92.500,00

    Nos meses de junho e dezembro, nossos nobres vereadores tem em seu sálario um aumento para R$ 6.312,60. Por quê ? Porque os nobres vereadores guaxupeanos trabalham apenas 2 dias no mês e ainda ganham 13º sálario.
    E nesses valores ainda não estão somados os valores das diarias recebidas pelos mesmos quando estão em viagem, como tem coragem de dizer 3 desses vereadores que já estão a pelo menos 3 mandatos seguidos naquela casa, em busca do melhor para nossa cidade. E como já escutei da boca desses mesmos três veradores esses dizeres e mais, o valor que recebem de diária, aproximadamente R$ 700,00 reais dia, valor maior que um sálario minimo e o pior é que eles ainda gastam todo esse valor em 1 dia só. Impressionante né.

    É, infelizmente essa é a nossa realidade. Um projeto como o deste senador passou da hora de ser aprovado, mais será que os nossos demais senadores, terão coragem de aprovar essa lei.

    Mudança na câmara já. Limpemos 10 cadeiras sujas dessa câmara municipal e renovemos já. Vamos votar com consciência pessoal. Votemos em pessoas preparadas e dispostas a realmente lutar por nossa cidade e mudar nossa cidade para melhor.

    Vamos buscar também saber tudo que se passa em nossa câmara municipal e prefeitura e cobremos para que paremos de ser roubados por politicos sujos.

    Um abraço a todos.

    E orgulhoso de ser filho de um candidato que está realmente preparado e engajado em querer mudar nossa história para melhor, sem falsas promessas, mais com projetos.

  31. Essa foi uma das melhores notícias já veiculadas pelo site gxp. Se essa lei entrar em vigor vai ser um divisor de águas na política brasileira. Separar-se-á o joio do trigo. Mas essa mudança é muito difícil de ocorrer, pois o lobo protege a matilha, e muitos vereadores e suas “associações” farão pressão sobre os nossos digníssimos parlamentares no Congresso Nacional para não aprovarem a norma em questão.

  32. VALDIR MORAES31/08/2012 08:10

    É uma vergonha precisar de uma Lei pra isso, tem alguns vereadores que fazem da Prefeitura uma empresa particular,
    quase não trabalham e tem altos salarios e o pior é que quem paga esses sangue-sugas somos Nós, haja impostos pra alimentar tantos vermes…!!!

  33. seria ótimo, mas infelizmente isso não vai se concretizar…

  34. Vamos ver se depois desse manifesto popular nesse site, os candidatos e futuros vereadores vão abrir mão de seus salários para defender com honra (isso é o que pregam) a necessidade da população e progresso da cidade.

  35. E ai Solismar…topa esta iniciativa?
    Se você registrar em cartório o compromisso de repassar seu salário de vereador para instituições de caridade garanto que você vai ganhar!

  36. É pessoal, acho MUITO interessante esse projeto do nobre senador! Só tenho algumas considerações a fazer. Não estou defendendo vereadores, mas o salário destes é “peixe pequeno” frente ao salário deste nobre senador. Acho q poderia começar de cima; o exemplo sempre deve vir de cima. Nao podemos “endeusar” um senador desses. Como o pessoal vem sugerindo aos vereadores a renúncia de seus salários, atualmente há registro de apenas UM parlamentar federal (se nao me engano, um deputado federal) que reduziu drasticamente, por iniciativa própria, as verbas (não salário) a que tinha direito, ou seja o nobre senador, poderia começar assim também, aí teria MORAL pra propor algo do tipo. De qqer forma, não deixa de ser uma boa iniciativa, que com certeza economizaria (e muito) aos cofres publicos dos municipios brasileiros. Um abraço a todos!!!

  37. Boa João, o exemplo vem de cima. Sem querer defender ninguém e nenhum nenhum vereador, mais nem relógio trabalha de graça. Vamos lá começando por este senador, diminua o salário de senador, que se não me engano é de 26.700,00 mais 13°, 14°, etc.. A tenha dó, cada uma !! Sou a favor da redução salarial !!

  38. Boa idéia, só precisa levar em consideração as despesas que o Veredor, provavelmente pode despendiar. Por exemplo, viagens, deslocamento, caso tenha residência rural e outras pendências. `
    Mas corrupção, fraude, desvios do dinheiro público, somente o voto em pessoas éticas, de bom caráter pode mudar esta nação. Para isso, as pessoas não pode vender o seu voto nem a sua consciência. Para alcançar essa meta, a nação ainda tem que caminhar muito.

  39. Jônatas Moraes01/09/2012 21:48

    Boa Noite!

    Pelo oque vi nos Comentários acima,tem gente a favor da redução do sálario,não do Corte Total?! kkkkkk

    Será que são alguns candidatos desesperados?!

    Eu particulamente,acho que dinheiro que vem desigual,Nunca trará paz para a pessoa que o recebe!Pois isso é aceitar ser corrompido e uma vez corrompido,sempre corrompido! isso mesmo desigual!Por exemplo muitos trabalhadores ganhan R$622,00 onde precisa acordar as 06:00 horas da Manhã e terminar 18:00 da Tarde! E um vereador que ganha aproximadamente r$4.000,00 Mensais para na maioria das vezes ter como obrigação participar de duas seções mensais onde começa as 19:00 horas e termina no Maximo as 23:00 horas da Noite!

  40. Jônatas Moraes01/09/2012 21:56

    Boa Noite!

    Guaxupeanos,

    Fazem um favor para mim?

    Liga lá na Câmara dos vereadores,e dizem que voces tem 16 ou 17 anos e já votam!Mas que voces precisam usar a Tribuna da Câmara para cobrar seus direitos,pois se com 16 anos vota já pode cobrar seus direitos não acham?

    Mas ligam se voces tiverem estomâgo e paciência suficiente para escutar a resposta!

    Pois é já tive essa experiência,Ano passado com (17 anos) fui cobrar a instalação dos Corpos de Bombeiros em Guaxupé M.G,ai não pude falar pois era Menor de Idade,e só poderia falar se meu pai assinasse no cartorio um termo reponsabilizando pela minha fala! Fiz tudo isso mas talvez por medo o Atual presidente da câmara não deixou eu falar!

    E Lembrando essa lei pelo jeito só existe em algumas cidades onde os vereadores autorizam!

    Agora Me Fala esses Vereadores estão preparados para defender nossos direitos?!

  41. é verdade, uma redução salarial seria o ideal. A propósito pessoal, fiquem atentos, pois o salários dos nobres edis deve ser votado antes das eleições, portanto LOGO LOGO! Vamos pressionar e nao permitir q se aumente ainda mais o salario deles!

  42. Reinaldo do RAIO-X09/09/2012 14:49

    EU SOU CANDIDATO A VEREADOR PELO PARTIDO PSC, E CONCORDO COM O SENADOR CYRO MIRANDA, ACABAR COM O SALÁRIO DOS VEREADORES, MAS NÃO SO DOS VEREADORES, DEPUTADO ESTADUAL, FEDERAL E DOS PRÓPRIOS SENADORES, POIS A RESPONSABILIDADE DOS VEREADORES, DEPUTADOR E SENADORES SÃO IGUAIS.
    E O SALÁRIO? É MUUUUITO DIFERENTE.

  43. Em 28/03/2012, quando a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAES)aprovou um relatório de projeto que acaba com os 14º e 15ºs salários para parlamentares, Cyro Miranda declarou que o salário de R$19 mil não é condizente com as atividades de senador. Disse ter pena daqueles que são obrigados a viver com R$19 mil líquidos com a estrutura presente no Senado. Em 2006, seu patrimônio declarado foi de R$3 milhões

Atenção: Não serão aprovados comentários com termos vulgares e palavrões, comentários ofensivos a qualquer parte, comentários que tentem desqualificar moralmente seu alvo. Também serão vetados dados de terceiros (mensagens que incluem informações pessoais do autor ou de terceiros, como e-mail, telefone, RG etc.), comentários fora do contexto e comentários ininteligíveis.